segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Relatório do V Fórum sobre Competência em Informação: pesquisas e práticas no Rio de Janeiro



O V Fórum sobre competência em informação: pesquisa e práticas no Rio de Janeiro, uma iniciativa da Rede de Competência em Informação (Rede Coinfo), ocorreu no dia 07 de novembro de 2019. Nesta edição, estabeleceu-se uma parceria com a Universidade Candido Mendes, que sediou o evento, realizado no Auditório Josué de Castro, da Universidade Candido Mendes, situado na Rua da Assembléia, 10 - 5º andar, sala 507, no centro do Rio de Janeiro - RJ.

CREDENCIAMENTO
            
O evento teve início às 9 horas com a realização do credenciamento dos participantes. No ato da inscrição, houve a entrega dos certificados aos participantes. Aproveitou-se o credenciamento para a realização de uma campanha voltada para a sustentabilidade , em prol da Rede Baixada Literária, mediante a aquisição, por adesão, de copos sustentáveis - para o consumo de água e café durante o evento.  Das 173 inscrições recebidas houve o comparecimento de 56 inscritos, além dos palestrantes e integrantes da Rede Coinfo.

MESA DE ABERTURA

As discentes  do CBG/UFRJ, Mylene Santos de Paula e Cristina Viana Smith deram início ao evento realizando um breve relato sobre o Fórum e apresentando a programação do dia.

O V Fórum integrou a Semana Mundial de Alfabetização Informacional e Midiática, a Global MIL Week, organizada anualmente pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A iniciativa tem como objetivo promover a competência em informação de forma mais ampla englobando também a educação para as mídias e os diversos letramentos digitais. O Fórum foi transmitido ao vivo via Facebook pela página da Rede CoInfo. As mídias sociais digitais do evento foram atualizadas em tempo real pelo Twitter, Facebook e Instagram no perfil @redecoinfo. Assim, os interessados puderam assistir, comentar, divulgar e compartilhar suas experiências durante o evento.

A mesa de abertura teve início às 09h30min com a participação do representante da  Biblioteca da Universidade Candido Mendes, Paulo Cesar do Prado e de Nysia Oliveira de Sá, representando a Rede Coinfo. Durante a mesa de abertura, a Profa. Nysia apresentou um histórico do Fórum sobre Competência em Informação, informando que as 4 edições anteriores estiveram sobre a coordenação do projeto de extensão "Competência em Informação na Iniciação Científica no Curso Integrado em Meio Ambiente", realizado pelo curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e que  a partir da 5ª Edição, a Rede Coinfo estava assumindo a organização do Fórum.

As atividades do V Fórum sobre Competência em Informação Pesquisas e Práticas no Rio de Janeiro foram divididas em dois momentos. O período da manhã foi dedicado à apresentação de pesquisas relacionadas à competência em informação em suas múltiplas dimensões, enquanto que o período da tarde teve como foco as práticas de competência em informação no cotidiano de diferentes unidades de informação. As mesas foram precedidas por duas conferências. A conferência que precedeu a mesa sobre pesquisas em competência em informação foi proferida pela Profa. Dra. Regina Marteleto (IBICT),  enquanto que a conferência que precedeu a mesa sobre práticas foi proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG).

PESQUISAS SOBRE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

A conferência proferida pela Profa. Dra. Regina Marteleto, intitulada “Do treinamento ao letramento: espaços e tempos das competências informacionais", buscar olhar para os estudos em competência em informação tendo como foco a comparação com o campo de estudos da comunicação e da informação na França. Utilizando como ponto de partida duas obras: a) Professeur-documentaliste: un tiers métier, organizada por Isabelle Fabre, e b) Polegarzinha, de Michel Serres, a Profa. Regina Marteleto sugere algumas reflexões a respeito das conformações das pesquisas sobre competência em informação em contextos em que as mídias assumem uma função pedagógica.

Após a conferência, realizou-se a mesa redonda com o foco em pesquisas sobre  a competência em informação. A mesa foi composta pelo Prof. Dr. Marco Schneider (IBICT/UFRJ e UFF), pela Profa. Dra. Ana Amélia Martins (UNIRIO) e pelo Prof. Dr. Bruno  Henrique Alves (UFF). Os pesquisadores trouxeram importantes reflexões sobre o tema, tendo como base suas pesquisas sobre a Competência em Informação e/ou temas correlatos.

Ao término das apresentações dos Professores Marco Schneider, Bruno Alves e da Profa. Ana Amélia Martins, abriu-se o espaço para perguntas, com a participação do público presente ao evento nas discussões. As atividades da manhã se encerraram às 12h30min, com retorno previsto para 14h.

PRÁTICAS DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO

O período da tarde foi dedicado às reflexões sobre as práticas em Competência em Informação. As atividades se iniciaram com a conferência proferida pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo (UFMG) e foi seguida pela mesa redonda composta por Tatyane Valdez (mestre em Biblioteconomia pelo PPGB/UNIRIO e bibliotecária do CAp/UFRJ), Daniel Strauch (mestrando em Ciência da Informação do PPGCI/IBICT/UFRJ) e Tainá Regly (mestranda em Ciência da Informação do PPGCI/IBICT/UFRJ).

A conferência proferida pelo Prof. Carlos Alberto Ávila Araújo teve como tema central a pós-verdade e seus efeitos para as práticas de competência em informação. Apresentando um panorama histórico dos estudos sobre informação e lançando reflexões a respeito da relevância dos estudos sobre competência em informação, particularmente os estudos voltados para a competência crítica em informação, no que concerne ao atual contexto de pós-verdade e de desinformação.

A mesa redonda que se seguiu à conferência teve como foco práticas e ações de competência em informação. Tatyanne Valdez, Daniel Ribeiro e Tainá Regly compartilharam importantes reflexões fundadas em suas práticas cotidianas em bibliotecas e unidades de informação, contribuindo sobremaneira para o debate sobre o tema. Ao término das apresentações seguiu-se uma rodada de perguntas realizadas pelo público.

HOMENAGEM

Seguindo uma prática iniciada no IV Fórum ocorreu uma homenagem, com entrega de Certificado por suas contribuições ao campo das práticas em Competência em Informação no Rio de Janeiro, à Bibliotecária do Colégio Pedro II Márcia Feijão.    

ENCERRAMENTO

Às 17h, a Profa. Nysia Oliveira de Sá, representando a Comissão Organizadora,  após agradecimentos à todos os participantes, encerrou as atividades do V Fórum de Competência em Informação: pesquisas e práticas no Rio de Janeiro.


Relatores: Alberto Calil Júnior, Margareth Lopes de Moraes e Regina Souza.
© Rede CoInfo
Maira Gall